Lucios assina o Passeio das Cardosas, um marco na reabilitação do Porto

Onde durante largos anos apenas existia um espaço devoluto, em avançado estado de degradação e que não despertava o interesse dos transeuntes, existe hoje um marco reconhecido por todos aqueles que se deslocam aa Baixa do Porto: o empreendimento localizado na Praça das Cardosas, no qual a Lucios aplicou todo o seu know-how na área da reabilitação, confirmando a sua posição de líder neste segmento em Portugal.

A Lucios esteve envolvida em todas as fases da reabilitação do quarteirão das Cardosas, na Baixa do Porto, ora como construtora, ora do lado da promoção, num projecto que envolveu um investimento global na ordem dos 84 milhões de euros, dos quais 13 milhões de investimento público. O resultado está a vista, com a criação de uma verdadeira âncora de vida urbana naquele quarteirão, que graças a esta intervenção se transformou completamente, albergando além de um dos melhores hotéis da cidade – o cinco estrelas Intercontinental Palácio das Cardosas -, o projecto Passeio das Cardosas que conjuga um condomínio de 52 apartamentos (22 na tipologia T0, 11 na tipologia T1 e outros tantos T2, alem de um T1+1 e de um T2+1) e 19 lojas, além de um novo espaço de fruição pública, a Praça das Cardosas, e um parque de estacionamento com 331 lugares.

Assumindo-se como uma zona privada de acesso público, a Praça das Cardosas está situada nas traseiras do Hotel Intercontinental e em cima do parque de estacionamento. A rodeá-la, está o Passeio das Cardosas, um projecto promovido pela Lucios através do fundo Four Fund, e que entre outros atractivos, alberga o novo Porto Welcome Center, uma loja interactiva do Turismo do Porto e Norte.

A componente residencial tem como público-alvo famílias de rendimentos médios, casais jovens e sem filhos, casais seniores, profissionais liberais e turistas que pensem numa segunda residência.

Este é também um exemplo claro dos frutos que resultam quando a iniciativa pública e privada andam de mãos dadas, não só pela sua dimensão – é uma das maiores obras de reabilitação urbana na cidade – mas sobretudo pelos efeitos positivos que está a ter na revitalização e dinamização da Baixa, atraindo para ali novo comércio de rua, novos habitantes e turistas, gerando uma renovada centralidade.

 

Fonte: Vida Imobiliaria