Lucios alcança a 3a posição no ranking das Melhores Empresas para trabalhar, na área da construção

Recuperar a coesão

Melhor comunicação é uma prioridade para alcançar coesão numa empresa que se está a ajustar ao mercado.

No último ano, a prioridade desta empresa de engenharia e construção foi incentivar a motivação e tornar mais transparente a gestão de desempenho. Para 2014, o foco é a coesão e o desenvolvimento do espírito de grupo. Na revisão dos valores, a transparência surgiu como elemento para o equilíbrio com boa imagem externa, sólida, séria e que honra os seus compromissos, como refere um colaborador para quem são visíveis os esforços em aumentar o envolvimento da equipa.

Para criar uma maior identificação com a organização, surgiram duas mascotes em formato digital (Luc e Pad). Também as visitas em obra visam incrementar a fluidez da informação junto dos que estão no exterior.

Com vista ao aperfeiçoamento das competências, está a ser preparada a formação em regime de e-learning através da plataforma moodle. A empresa, localizada em Vila do Conde, está certificada na área da formação. São privilegiados os formadores internos, mas também existe uma bolsa para necessidades mais específicas.

Clarificar objectivos

O sistema de gestão de desempenho está a ser alinhado de modo a que os objectivos estejam em consonância com a estratégia. Ana Pereira, responsável pelos Recursos Humanos, explica que o primeiro passo está a ser a informação e o envolvimento das chefias na participação: as sugestões dos colaboradores estão a ser tidas em conta e os objectivos serão comunicados ao longo deste ano.

A plataforma online de ideias para a inovação e responsabilidade social é uma das ferramentas ao dispor de todos. Foi criado um banco solidário em que se recolhem roupas para os mais carenciados e cede-se material de construção.

Continuam a existir os incentivos monetários aos funcionários com filhos, e os protocolos para descontos foram alargados à área da saúde (farmácia e clinicas dentarias), dos transportes (CP) e ao serviço de lavagem de viaturas.

O ambiente familiar e a proximidade e acesso à administração facilitam na hora da resolução de problemas, refere um colaborador que está há mais de um ano na empresa. Este funcionário destaca ainda a aposta na valorização pessoal e o esforço de partilhar a informação. Outro colaborador acredita que esta é uma empresa bem vista no exterior, o que facilita o nosso trabalho e nos deixa orgulhosos. No último ano, destaca-se a preocupação da construtora em ouvir os seus funcionários.

Esta é uma empresa que se está a ajustar ao crescimento em outros mercados, diz a equipa. Mas um dos elementos explica que, ao contrário de experiências anteriores, veio encontrar um ambiente saudável, com hierarquias acessíveis e onde não é esquecido que as pessoas têm vida própria. Recentemente, algumas mulheres assumiram cargos de chefia.

 

Fonte: Exame