Arquivo de Notícias - 2009

28 Dezembro

Reabilitação urbana | LUCIOS transforma antigo cinema

O antigo cinema Águia D’Ouro, no Porto está a ser transformado num hotel ‘low-cost’, um projecto a cargo da LUCIOS – Engenharia e Construção. Considerado um dos mais emblemáticos edifícios da Baixa portuense, hoje apenas a fachada resiste à degradação. Foi teatro e depois cinema, mas há já 15 anos que os filmes deixaram de ser projectados e por isso a Solverde, proprietária do espaço, vendeu o imóvel por três milhões de euros a um investidor que por agora quer manter o anonimato.

1 Novembro

Requalificação do Parque Escolar - Segunda maior escola de Valongo reabilitada

No âmbito do programa de requalificação do Parque Escolar, a construtora LUCIOS interveio em algumas escolas, nomeadamente na Escola Montes da Costa, em Valongo.
A obra contou com um prazo de execução de 360 dias e um orçamento previsional de 1.008.000,00 euros, sendo que o projecto de arquitectura foi realizado por Couto Ferreira e o projecto de estabilidade e especialidade foi da autoria do gabinete José Ferraz & Associados. A obra diz respeito ao novo equipamento escolar a construir de raiz, no terreno existente na localização da actual escola, que foi objecto de demolição.

 

Este equipamento de grande dimensão, o segundo maior do ensino básico do concelho, foi projectado de forma a libertar os equipamentos circundantes da sua área de influência, permitindo a ampliação em número de salas do actual equipamento superlotado.
A construção geral foi realizada em betão armado: placas aligeiradas e assentes em pilares em todas as coberturas, excepto a pérgola exterior e recreio coberto, que foram executados com recurso a estruturas metalizadas e placas de cobertura tipo “sandwich”, com cores definidas em obra.

28 Setembro

Cardosas e Bom Sucesso vão dar nova vida à cidade do Porto

A LUCIOS vai recuperar 19 edifícios no quarteirão das Cardosas, estimando um total de 48 apartamentos.
A Ferreira de Almeida, Arquitectos (F.A. Arquitectos), liderados pelo casal Rosário Rodrigues Almeida e Nelson Almeida, tem neste momento em mãos dois emblemáticos projectos de reabilitação da cidade do Porto. Trata-se da recuperação do Quarteirão das Cardosas, onde já está em construção o hotel de cinco estrelas da Intercontinental, e a reabilitação do mercado do Bom Sucesso, perto da rotunda da Boavista, cuja recuperação vai manter o actual edifício, embora introduzindo outras vertentes de negócio que permitam a sua sustentabilidade.